O grande imagista em Vela ao crucificado: um estudo sobre a linguagem do cinema

Thais Carvalho Fonseca, Jorge Luiz Borges Bezerra

Resumo


A linguagem cinematográfica é reconhecida por sua capacidade de expressão e criatividade. Através da criação da câmera, na mostração, e da montagem, na narração, a narrativa do cinema se constrói. Em Vela ao Crucificado, um estudo do ponto de vista é capaz de perceber como o grande imagista mobiliza mecanismos de linguagem, presentes no curta do maranhense Frederico Machado, na construção de um discurso que se revela paradoxal.


Palavras-chave


grande imagista, Vela ao crucificado, discurso cinematográfico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2012n45a476

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).