SURDEZ, RECONTO E FORMAÇÃO LEITORA

José Marcos Rosendo de Souza, Maria da Conceição Costa, Maria Lúcia Pessoa Sampaio

Resumo


As pesquisas com formação leitora têm suscitado algumas discussões e mudança de posturas ao desenvolvimento de leitores plenos. Contudo, as metodologias que primam pela proficiência de leitores Surdos são escassas. Aqui discutimos a formação leitora de um aluno Surdo a partir de uma pesquisa interventiva, com abordagem cognitiva. A formação leitora de Surdos será possível com adequada metodologia à Surdez.


Palavras-chave


Formação leitora; surdo; estratégias.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BOTELHO, Paula. Linguagem e Letramento na educação dos surdos: ideologias e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 158.

GOTLIB, N. B. Teoria do conto. 11 ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 95.

ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 158.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. 2 v. São Paulo: Editora 34, 1999. p. 198.

LODI, Ana Claudia B.; HARRISON, Kathryn Marie P.; CAMPOS, Sandra Regina L. Letramento e surdez: um olhar sobre as particularidades dentro do contexto educacional. In: LODI, Ana Claudia B.; HARRISON, Kathryn Marie P.; CAMPOS, Sandra Regina L.; TESKE, Ottmar. (orgs.). Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2013. p. 160.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes Editores, 2012. p. 155.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012. p. 216.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 127.

SMITH, Frank. Compreender a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. p. 423.

SKLIAR, Carlos. Experiências com a palavras: notas sobre a linguagem e diferença. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012. p. 184.

SOUZA, José Marcos Rosendo. Entre palavras e sinais: letramento literário, surdez e

inclusão. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. p. 224.

TODOROV, Tzvetan. Poétique de la prose. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 341.

TRAVAGLIA, Luís Carlos. Gramática e interação, uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2006. p. 248.

VIEIRA, André Guirland. Do conceito de estrutura narrativa à crítica. Psicologia: reflexão e crítica, 2001, 14, p. 599-608.




DOI: http://dx.doi.org/10.22409/cadletrasuff.2016n52a150

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN (online) 2447-4207
ISSN (impresso) 1413-053X


Indexado em:

Periódicos Capes    Diadorim Sumarios.org   Sumarios.org Livre Latindex MLA DOAJ


Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).