Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos de Letras da UFF?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. O trabalho enviado para publicação nos Cadernos de Letras da UFF será submetido à análise da Comissão Editorial que verificará a originalidade e a pertinência do texto, além de sua organização textual, em relação à linha editorial do periódico, e o encaminhará ao Conselho Consultivo e a pareceristas ad hoc. A aprovação de um trabalho não implica sua publicação no número imediatamente a seguir.

1.1 os avaliadores verificarão o ineditismo dos texto por meio de ferramentas virtuais antiplágio.

1.2 a autoria do texto deve ser de pós-graduado ou pós-graduando. No caso de graduado ou ainda graduando, somente em coautoria com doutor, em situação de orientação científica.

2. Os textos deverão ser submetidos online no sistema SEER/OJS, em formato .doc, a partir do cadastro disponível no menu superior. No ato da submissão, o autor deverá preencher obrigatoriamente o resumo bibliográfico do(s) autor(es), que poderá ser retirado do Currículo Lattes.

3. Serão aceitos somente trabalhos originais que contribuam para o debate nas áreas de Letras e Linguística. Artigos redigidos em espanhol, francês, alemão, italiano ou inglês poderão ser recebidos para avaliação.

4. O trabalho deve ser apresentado em arquivo compatível com o Word 6.0 (ou versão superior), com fonte Times New Roman, corpo 12, margens de 3 cm (esquerda, direita, superior e inferior), e espaço duplo, notas somente explicativas de pé de página em corpo 10 com espaço simples, e não deverá exceder 15 páginas (o mínimo é 12), no caso de artigos, e 4 páginas, no caso de resenhas. Palavras estrangeiras e títulos de livro devem ser grafados em itálico; títulos de artigos, entre aspas. O título do trabalho deve ser apresentado centralizado, em maiúsculas e a ele seguirem, justificados, o RESUMO, que não poderá exceder 5 linhas, em espaço simples, e a indicação de 3 PALAVRAS-CHAVE, também justificadas, separadas entre si por ponto e vírgula. O trabalho poderá ser dividido em seções internas, com ou sem títulos, sempre alinhados à esquerda em maiúsculas, sem qualquer numeração. As citações até 4 linhas devem ser integradas ao parágrafo referente. Com mais de 4 linhas, devem vir em separado, com espaço 1,5 e espaço de recuo igual a 4 cm. Ao final do trabalho, após as referências bibliográficas completas, deverão ser repetidos o título, o resumo e as palavras-chave traduzidos para inglês. Se o artigo foi escrito em inglês, o título, resumo e palavras-chave deverão ser fornecidas em português. Se a língua do artigo for diferente de português ou inglês, o título, resumo e palavras-chave deverão ser traduzidos para essas duas línguas. Evitar marcações como sublinhados e negritos.

4.1 O arquivo .doc não pode ser identificado com os dados do autor. Os trabalhos submetidos serão associados aos metadados (campos) preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por essa razão, é imprescindível atenção para a correção no preenchimento dessas informações. Os arquivos com a identificação do(s) autor(es) serão rejeitados.

5. Gráficos, ilustrações e tabelas devem ser compatíveis para exibição em Word 6.0, e devem ser numerados e legendados. A reprodução desses itens será em preto-e-branco na versão impressa e em colorido, na versão eletrônica.

6. As referências bibliográficas devem vir ao final do texto, constando nome do autor, título da obra, em itálico, número de edição (se for o caso), cidade, editora, ano de publicação, número de página. Ex.:
DANTAS, Raymundo Souza. África difícil. Diário de uma missão condenada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964. p.40.

7. Fontes bibliográficas extraídas da Internet devem ser indicadas, contendo o nome do autor (se houver) com o sobrenome em maiúsculas, título do artigo (se houver) em redondo, sem aspas, título do site da internet em itálico (se houver), endereço da WWW (URL), data de visita. Ex.:
BAILLY, Bérénice. A segunda pele. Mais!, http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1106200605.htm, 12/06/2006.

8. No caso de artigos de periódicos: nome do autor, título do artigo em redondo, sem aspas, nome do periódico em itálico, volume e/ou número do periódico, número da(s) página(s), local e data de publicação. Ex.:
DÁVILA, Jerry. O comparativo e o transnacional nos estudos dos Estados Unidos e do Brasil. Transit circle: revista brasileira de estudos americanos, 4: 66-77, Rio de Janeiro, 2005.

9. Para qualquer outro tipo de referência seguir orientações da ABNT.

10. No corpo do texto, as referências virão, entre parênteses, abreviadas da seguinte forma: sobrenome do autor em caixa alta; vírgula; data da publicação; vírgula; abreviatura de página (p.) seguida do número desta(s). Não devem ser utilizadas expressões como idem ou ibidem. Ex.: (PESSOA, 1986, p.994).

11. Toda comunicação com os colaboradores será feita por meio de correio eletrônico e, por isso, os endereços eletrônicos utilizados devem estar atualizados e ativos.

12. Os textos aprovados para publicação serão revisados e, em caso necessário, enviados aos autores para correção final. A não devolução do texto em prazo indicado pela Comissão Editorial implicará no cancelamento de publicação.

13. O trabalho publicado será disponibilizado na internet, na versão eletrônica do periódico, em www.cadernosdeletras.uff.br.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word 6.0 ou superior (.doc ou .docx)
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está com fonte Times New Roman, corpo 12, margens de 3 cm (esquerda, direita, superior e inferior), e espaço duplo, notas explicativas de pé de página em corpo 10 com espaço simples, e não excedendo 20 páginas, no caso de artigos, e 10 páginas, no caso de resenhas; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autorizo os Cadernos de Letras da UFF a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online. Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e assino a presente declaração como expressão da verdade.

Os trabalhos publicados no espaço virtual dos Cadernos de Letras da UFF serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados aos Cadernos de Letras da UFF.  Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.

 

Licença Creative Commons
O periódico Cadernos de Letras da UFF uriliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.