Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Serão aceitos somente trabalhos inéditos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que contribuam para o debate na Área de Letras e Linguística. Artigos redigidos em espanhol, francês ou inglês poderão ser recebidos para avaliação. Nesse caso, o primeiro resumo será obrigatoriamente em português.

 

Políticas de Seção

Dossiê

Esta seção aceita submissões sobre o tema da chamada para publicação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Vária

Esta seção aceita submissões livres de tema.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Seção destinada a artigos traduzidos relevantes para a área.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Resenha de publicações recentes relevantes para a área.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos são encaminhados, em caráter duplo-cego, a dois pareceristas do Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc, especialistas na área ou tema dos estudos, de modo a manter e a garantir a isenção de julgamento, este sempre pautado no mérito acadêmico. Em caso de divergência na avaliação, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador, responsável pelo resultado final. Na avaliação de artigos e resenhas, são considerados os seguintes quesitos: adequação ao tema da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica.

 

Periodicidade

Cadernos de Letras da UFF é um periódico semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Funcionamento e Gestão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE LETRAS

DECISÃO N. 2/2015

O Colegiado de Unidade do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, no uso de suas atribuições, decide alterar a decisão 1/2005 sobre os Cadernos de Letras do IL UFF, constituindo novo conjunto de normas que passarão a reger o referido periódico científico:

 

NORMAS DOS CADERNOS DE LETRAS DA UFF

1. A revista Cadernos de Letras da UFF é periódico científico do Instituto de Letras da UFF, com acesso somente eletrônico, livre e gratuito.

2. A periodicidade dos Cadernos de Letras da UFF é semestral.

3. A Direção e a Coordenação dos Cadernos de Letras são exercidas por uma dupla de Editores (Editor e Coeditor) e por um Conselho Editorial, assessorados por um Conselho Consultivo e Equipe Técnica.

4. A dupla de Editores é constituída pelo (a) Vice-Diretor(a) do Instituto de Letras como Editor(a) e pelo(a) Diretor(a) do Instituto de Letras, como Coeditor, com prazo de atuação correspondente ao período de gestão do Instituto de Letras.

5- O Conselho Editorial éconstituído pelo Editor, exercendo a presidência desse Conselho, e três conselheiros oriundos dos três Departamentos integrantes do IL da UFF, na proporção de um docente para cada Departamento. Esses conselheiros atuam por dois anos, podendo haver recondução pelo Departamento de cada um por mais um período de dois (2) anos.

6- Na ausência ou afastamento do Presidente do Conselho Editorial, a função éexercida pelo Coeditor e, na sua igual ausência ou afastamento, pelo membro do Conselho Editorial que tenha matrícula mais antiga no Instituto de Letras da UFF.

7- Caberá aos Editores e ao Conselho Editorial propor e executar a política editorial pertinente ao periódico Cadernos de Letras da UFF, de acordo com seus objetivos acadêmicos.

8- O Conselho Consultivo éconstituído por vinte (20) docentes, sendo seis (6) pesquisadores de reconhecimento nacional, oriundos dos três Departamentos do IL, na proporção de dois para cada Departamento e catorze (14) docentes / pesquisadores externos, oriundos de Instituições brasileiras e estrangeiras de reconhecida excelência. Esses membros externos devem ser pesquisadores de reconhecida importância na Área de Letras e Linguística.

9- Caberá aos Editores e Conselho Editorial determinar as chamadas anuais, definir a organização dos números e avaliar toda matéria a ser publicada, deliberando a respeito de sua relevância, pertinência e contribuição teórica, científica e pedagógica, indicando ainda pareceristas dentre os membros do Conselho Consultivo ou outros pareceristas ad quo, em sistema duplo-cego de leitura e avaliação.

10- Caberá à Equipe Técnica, chefiada pelo Editor, realizar os procedimentos necessários à revisão do material a ser publicado, normalização, diagramação e veiculação no site eletrônico dos Cadernos de Letras, cumprindo os prazos estabelecidos pelos Editores e Conselho Editorial.

11- Os Cadernos de Letras da UFF destinam-se a publicar produção científica relativa à área de Letras e Linguística, em diálogo disciplinar e/ou interdisciplinar e comparativo.

12- A chamada para recepção de textos a serem avaliados será semestral e realizada de maneira pública e ampla. Deverá ser acompanhada obrigatoriamente das normas de submissão e indicação dos prazos-limite para recepção em termos de “Dossiê”. Para a seção “Vária”, o fluxo de recepção é contínuo.

13- A submissão de matéria a ser publicada nos Cadernos de Letras é livre e gratuita, devendo, porém, seguir as normas de submissão divulgadas em seu site e responder às chamadas semestrais e/ou às seções do periódico: dossiê temático, vária e resenhas. É possível submeter à avaliação entrevistas e traduções de textos acadêmicos, de acordo com a política editorial do periódico.

14-Estas normas gerais dos Cadernos de Letras do IL da UFF poderão ser modificadas a qualquer momento, em parte ou na íntegra, a pedido dos Editores ao Colegiado de Unidade do Instituto de Letras da UFF, em reunião ordinária.

15- Os casos omissos serão submetidos ao Colegiado de Unidade do IL da UFF para deliberação final.

 

Niterói, UFF / EGL, 09 DE SETEMBRO DE 2015